Os hamsters são pequenos roedores adoráveis e populares como animais de estimação. Eles são conhecidos por sua natureza fofa, seus olhos brilhantes e suas bochechas rechonchudas. Aqui estão algumas informações sobre hamsters
MATURIDADE
Eles atingem a maturidade sexual a partir do quarto mês.
A fêmea entra no cio em média a cada três ou quatro dias, sendo que o período fértil pode durar de 4 a 24h.
Se colocados na mesma gaiola e a fêmea aceitar a monta, já é tempo o suficiente para ocorrer a fecundação. A gestação de hamster dura de 15 a 20 a dias.
Os primeiros sintomas aparecem a partir de dez dias. São eles: o aumento dos mamilos e mudanças comportamentais.
A fêmea se encarrega de montar os ninhos e dos cuidados após o parto. É importante que o tutor a mantenha hidratada e bem alimentada.
O macho não pode ficar na mesma gaiola durante a gestação, além disso, não toque na fêmea durante o processo do parto.
O hamster vive entre um ano e meio e três anos. O tempo de vida desse bichinho varia de acordo com o habitat, alimentação e outros cuidados essências. Hamster com o porte maior tendem a viver mais.
CUIDADOS COM A SAUDE
Se bem cuidados eles raramente ficam doentes, mas caso sejam afetados, podem desenvolver rápido e pode matar os bichinhos em pouco tempo. Nesse caso, é necessário dobrar a atenção, pois como os hamster tem hábitos noturnos e os sintomas podem passar despercebidos.
Para evitar que o hamster fique doente, é bom ter conhecimento das doenças mais comuns que atingem ao roedor. Sabendo quais são, ajudará o dono a ficar mais atento.
Uma das doenças mais famosas em hamster é ileíte proliferativa (problemas no intestino delgado) chamada popularmente de cauda molhada. Costuma afetar os roedores mais jovens, principalmente os recém desmamados, por problema de estresse, má alimentação ou má higiene na gaiola.
Sintomas da doença da cauda molhada:
- Diarréia abundante e aquosa
- A cauda e a região anal ficam sujas e com aspecto molhado
- Falta de apetite
- Desidratação
- Encurvamento do animal
Tratamento:
- Deve hidratar e nutrir bem o animal.
- Isolar de outros animais,
- Desinfectar completamente a gaiola e todos os objetos que teve contato
- Leva-lo ao veterinário especializado.
Outro ponto importante é a saúde bucal desses bichinhos. Eles são propensos a problemas dentários, como o crescimento excessivo dos dentes. Com isso, é necessário desgastá-los.
Para desgastar os dentes do seu animalzinho com regularidade, é bom garantir que o pet tenha sempre o que roer. Vale apostar em brinquedos, tocas e outros acessórios de madeiras.
E não menos importante, também tem o estresse, eles são vulneráveis ao estresse e exige um proprietário consciente, que crie um ambiente positivo onde eles se sintam seguros.
O estresse em hamster pode causar mudanças em seu comportamento. Ele pode se tornar agressivo, tímido, ansioso ou medroso. Por isso é importante que o tutor conheça a personalidade do seu animal, para conseguir identificar qualquer alteração.
A hiperatividade também é uma alteração do comportamento devido ao estresse.
Apesar de serem animais independentes, isso não quer dizer que não é preciso de cuidado. É muito importante levá-lo ao veterinário especializado regularmente.
COMPORTAMENTO
Os hamsters são animais de estimação adoráveis e tem o comportamento interessantíssimo. Eles têm o hábito noturno, e tendem a ser mais ativos durante a noite. Eles adoram mastigar e roer coisas, então é muito importante fornecer brinquedos e objetos para eles roerem.
Além disso, os hamsters gostam de cavar e construir tocas, por isso é legal oferecer a eles material de cama adequado para esse comportamento natural. Eles também são animais curiosos e adoram explorar, então é bom proporcionar um ambiente enriquecido com túneis, rodas de exercício e áreas para escalar
Cada hamster tem sua própria personalidade, por isso é importante observar o comportamento do seu hamster individualmente e adaptar o ambiente e a interação de acordo com as preferências dele. E claro, sempre garantir que o habitat e as condições de vida do hamster estejam de acordo com as melhores práticas de cuidados para garantir seu bem-estar.
Um hamster pode tomar banho como um cachorro?
Não, não pode dar banho no hamster com água! Isso pode causar problemas na pele desses animais. Eles são animais que se limpam sozinhos , como os gatos, mas uma higienização a seco, com lenços umedecidos ou shampoos indicados para roedores, pode ser feito com pouca frequência.
Uma ótima opção, porém, menos comum, é o “banho de areia”, onde deixa disponível em sua gaiola um recipiente com areia especifica para roedores, conforme o animal brinca, o atrito da areia no pelo vai eliminando a sujeira.
Como deve ser sua gaiola?
A gaiola deve ser grande o suficiente para que ele possa circular, se exercitar e encontrar um bom lugar para dormir. A gaiola deve ser forrada primeiro com papel e depois serragem, precisa ser higienizada com frequência, equipada com acessórios como bebedouro, comedouro e alguns brinquedos como a famosa rodinha dos hamster para enriquecer o ambiente.
Qual alimentação ideal?
A alimentação dos hamsters deve incluir uma combinação de alimentos específicos para hamsters, como pellets comerciais, sementes (como girassol, abóbora, entre outras), frutas frescas (como maçã, banana, pera) e legumes (como cenoura, brócolis). Além disso, é importante fornecer feno de qualidade para ajudar na digestão e no desgaste dos dentes. Evite dar alimentos gordurosos, doces e salgados, pois esses podem ser prejudiciais à saúde do hamster. Certifique-se de que a água fresca esteja sempre disponível para o hamster. Lembre-se de que a quantidade de comida deve ser controlada para evitar o excesso de peso.
Pensando nisso a Megazoo desenvolveu um alimento especifico que atende de forma adequada toda necessidade nutricional desses bichinhos. Também temos a linha de sticks que serve como enriquecedor ambiental e também o suplemento alimentar Malt Paste que serve para eliminar as bolas de pelos.
CONSULTE UM VETERINARIO ESPECIALIZADO REGULARMENTE