Essa é uma ave conhecida por sua plumagem azul e brilhante nos machos e marrom-acinzentada nas fêmeas. São aves harmoniosas e costumam ser encontradas em áreas arborizadas, em campos abertos e jardins.
Se você gosta de aves, agora é a hora de aprender mais sobre o azulão.
MATURIDADE
O azulão atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Nesta idade, eles estão fisicamente maduros e capazes de se reproduzir. A reprodução ocorre entre setembro e fevereiro e a cada ninhada tem entre 3 e 4 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada.
Os filhotes nascem após 13 dias, cegos e sem penas. Dependem totalmente dos pais para se alimentarem e se manterem aquecidos.
Após essa fase, o azulão macho não o deixa permanecer por perto na fase adulta.
COMPORTAMENTO
Essas aves são teritorialistas e vivem em casais. Só é possível ver outro casal a uma certa distância. Os filhotes ficam com seus pais até um certo tempo, o instinto territorialista do azulão macho não o deixa permanecer por perto na fase adulta. Se caso um macho, mesmo sendo o próprio filhote, invade o território tem conflito.
São aves que tem o canto intenso e melódico, costumam cantar ao entardecer e pela madrugada. Eles vivem em família, formando casais monogâmicos que se mantem unidos durante a vida toda.
Quando estimulados por seus tutores, costumam ser dóceis e de fácil manejo, chegando a aceitar um carinho. Entre si também demonstram muito carinho e o macho costuma cuidar da fêmea; no período de incubação ele costuma alimentá-la.
Em época de reprodução, o macho e a fêmea marcam seu território e qualquer invasor é retirado. É um instinto tão forte que até os filhotes são expulsos assim que aprendem a voar.
É uma Ave de fácil adaptação.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Esta ave costuma ter uma saúde de ferro, mas é comum o surgimento de ácaros nas pernas, este problema é fácil de ser solucionado. É fundamental não deixar a gaiola exposta a temperaturas muito altas, muito frias ou sob corrente de vento.
ALIMENTAÇÃO
Quando soltos na natureza, o azulão se alimenta de insetos e larvas.
Essas aves são granívoras, ou seja, sua alimentação é baseada principalmente em sementes. Uma dieta balanceada para azulões deve incluir uma mistura de sementes. Além das sementes, é recomendável oferecer frutas frescas e vegetais. É importante também fornecer suplementos vitamínicos específicos para aves, para garantir que recebam todos os nutrientes necessários para sua saúde.
Lembre-se de sempre oferecer água fresca e limpa diariamente. Evite alimentos gordurosos, salgados ou doces, pois esses itens podem ser prejudiciais à saúde do azulão.
Veja no link abaixo a ração indicada para essa espécie: