FERRET
O Furão ou Ferret é um pequeno mamífero da família dos Mustelídeos e é bastante conhecido como animal de estimação em países como Estados Unidos. Esse bichinho está conquistando a cada dia mais espaço nos lares brasileiros. Vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o furão.
A pergunta que não quer calar: É furão ou Ferret?
Para a biologia, pertence a duas espécies diferentes. O Furão é brasileiro e o ferret é americano. O Furão pertence a espécie Galactis cuja e o Ferret a Mustela putorios. Eles pertencem à mesma família. Então, não há problema algum chamar o Ferret de Furão de estimação.
MATURIDADE
Esse animal entra na puberdade após 250 dias e atinge a maturidade sexual entre 8 a 12 meses (na primavera que segue seu nascimento). Sua época de acasalamento acontece de março até setembro. A gestação da fêmea dura de 40 a 44 dias e nascem com peso entre 5 e 15g. Eles nascem surdos, cegos e sem pelagem e o desmame acontece entre 7 e 9 semanas. Eles têm a estimativa de vida entre oito a dez anos, isso quando bem cuidado. Mas há relatos que os furões ultrapassam essa expectativa de vida.
CUIDADOS COM A SAÚDE
O ferret é um animal naturalmente limpo, cuida da própria higiene, como os gatos, mas quando necessário pode dar banho utilizando água limpa e produtos veterinários. Suas unhas devem ser cortadas regularmente e tanto o ambiente como suas tigelas precisam ser higienizados.
Os ferrets também precisam de uma visita regular ao veterinário. Precisam ser vacinados ainda filhotes pois estão sujeitos à raiva e cinomose, problemas considerados fatais para essa espécie.
- Raiva – O contágio ocorre pelas secreções, como saliva e sangue, por exemplo por mordidas ou pelo consumo de carne de um animal infectado.
- Cinomose – O vírus é transmitido pelas secreções e fezes. Basta você ir à rua, pisar em alguma coisa e ir para casa, levando consigo o vírus para casa nos sapatos ou roupas.
Reações da vacina – É obrigatório manter o animal em observação por pelo menos 30 minutos após a vacinação.
NÃO DEIXE DE VACINAR SEU ANIMALZINHO CONTRA RAIVA E CINOMOSE, ESSAS DOENÇAS PODEM SER FATAIS!
Furões e calor não combinam! Esse é mais um dos cuidados que devemos ter ao adotar um Furão. Temperaturas acima de 24 graus são perigosíssimas para eles, e temperaturas a cima de 28 graus são fatais. Eles podem entrar facilmente em estado de hipertermia. Se expostos a essas temperaturas os danos costumam ocorrer a partir de 10 minutos de exposição.
É muito importante que eles tenham acesso a água fresca diariamente, pois eles ficam desidratados muito facilmente e isso pode comprometer seriamente a saúde deles, causando falência renal e choque.
COMPORTAMENTOS
Eles são animais divertidos, curiosos, agitados e dóceis. De personalidade peculiar, são considerados muito companheiros, não gostam de ficar sozinhos e amam brinquedos.
Por ser um animal curioso, ele gosta de explorar os espaços entrando em gavetas, armários, caixas, qualquer buraco que encontre pelo caminho e adora brincar de esconder objetos.
Apesar de dormirem entre 18 a 20 horas por dia, eles são bastante hiperativos quando estão acordados, e quem pensa em adotar um ou mais, precisa estar 100% ciente disso. Durante o período de atividade, não devem em hipótese alguma ficarem presos, é muito importante terem tempo livres para realizarem brincadeiras e socializar com a família. E se isso não for respeitado, ele corre o risco de ficar deprimido, infeliz e terá problemas de saúde.
Conclusão: Dormem bastante, mas são hiperativos quando estão acordados!
ALIMENTAÇÃO
Primeiro temos sempre que destacar que os Ferrets não são roedores, nem gatos e nem cães. Eles são animais carnívoros obrigatórios e não tem a capacidade de digerir alimentos de origem vegetal. Incluindo qualquer tipo de fruta, legume, cereal ou tubérculos. Alimentos de origem vegetal podem causar bloqueios intestinais, podendo ser fatal.
O que é um carnívoro obrigatório?
Quer dizer que o Furão/Ferret tem que comer exclusivamente uma dieta a base de carne, pois, ele não tem a capacidade de digerir outros tipos de alimentos. A própria ração para Ferrets é especial. Comer carne é uma necessidade biológica desses animaizinhos.
Quando falamos que o Furão é um animal carnívoro, não quer dizer que eles devem comer somente o que chamamos de “carne”. Se alimentados somente com carne (tecido muscular) irão morrer. Eles precisam de proteína, gordura e outros elementos como vitaminas, além de taurina nas quantidades corretas.
Na Megazoo você encontra a Ração com todos os elementos necessários para a saúde dos Ferrets.
Encontre aqui: